Ano Nacional do Laicato segue com ações na Arquidiocese de Salvador

22 de fevereiro de 2018 Aconteceu...

Ano Nacional do Laicato segue com ações na Arquidiocese de Salvador

 

A Comissão Arquidiocesana para o Ano Nacional do Laicato continua desenvolvendo ações por toda a Arquidiocese. Para que os leigos possam ter acesso ao planejamento, o padre Ricardo Henrique, que está à frente da Comissão e que também é o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, divulgou as seguintes orientações:

 

 

ANO NACIONAL DO LAICATO NA ARQUIDIOCESE DE SÃO SALVADOR DA BAHIA

Imagem Oficial

A Igreja no Brasil está celebrando – de 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018 – o “Ano do Laicato”. O tema escolhido para animar a mística desta iniciativa é: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).

 

A Constituição Dogmática Lumen Gentium nos ensina sobre o significado da palavra leigo:

 

Por leigos entendem-se aqui todos os cristãos que não são membros da sagrada Ordem ou do estado religioso reconhecido pela Igreja, isto é, os fiéis que, incorporados em Cristo pelo Batismo, constituídos em Povo de Deus e tornados participantes, a seu modo, da função sacerdotal, profética e real de Cristo, exercem, pela parte que lhes toca, a missão de todo o Povo cristão na Igreja e no mundo (LG, 31).

 

O Ano do Laicato tem o seguinte objetivo geral:

 

Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade. “É nossa intenção refletir sobre a dimensão pastoral, evangelizadora e missionária que cristãos leigos e leigas, por meio do testemunho, da santidade e da ação transformadora, exercem no mundo e na Igreja” (Doc. 105, n. 4).

 

Sabe-se que a unidade da Igreja acontece na diversidade de rostos, carismas, funções e ministérios. O dom do Espírito se efetiva na ação concreta de cada membro da comunidade que “desce e entra em tudo que é humano, que constrói um mundo mais humano e que nos humaniza” (Evagelli Gaudium – A alegria do Evangelho, n. 24). Nesse sentido, leigos e leigas têm um papel fundamental com sua inserção no mundo do trabalho, na família, na política, na cultura e educação, nas comunicações, no cuidado com a nossa Casa Comum e em outros campos de ação ou areópagos modernos.

 

A Assembleia dos Serviços Arquidiocesanos da Ação Pastoral, que aconteceu no dia 21 de outubro de 2017, teve como foco o Ano Nacional do Laicato. Foram trabalhados os últimos pontos do documento 105 e foram realizados trabalhos em grupos, com intuito de planejar o Ano do Laicato, a partir das seguintes dimensões: Eventos, Comunicação, Catequese, Celebração e Formação. O fruto gerado durante a Assembleia foi a criação da Comissão Arquidiocesana para o Ano do Laicato.

 

Organização das Frentes de Ação:

 

  • Estão planejadas 12 frentes de ação para o Ano do Laicato na Arquidiocese;
  • As atividades contemplam as diferentes instâncias: arquidiocesana, forânea e paroquial, além de seus desdobramentos nas Pastorais e Organismos;
  • As ações estão distribuídas ao longo do ano e praticamente coincidem com o que é sugerido pela Comissão Nacional da CNBB [Conferência Nacional dos Bispos do Brasil];
  • Aplicam-se os eixos sugeridos pela Comissão Nacional: Comunicação, Celebração, Catequese, Formação (inclui Subsídios) e Eventos;

Frentes de Ação:

 

  • Pré-Lançamento do Ano do Laicato;
  • Missa de Abertura Arquidiocesana do Ano Nacional do Laicato;
  • Visitação do Ícone da Sagrada Família nas foranias;
  •   Encontro dos Cristãos Leigos e Leigas da Arquidiocese de Salvador da Bahia;
  • Fórum Arquidiocesano de Profissionais Católicos;
  • Seminários Temáticos por foranias;
  • Encontros de Reflexão;
  • Exposição itinerante de fotografias de mulheres líderes da nossa Igreja;
  • Semana Missionária;
  • Festival de Música Católica;
  • Fórum Arquidiocesano de Fé e Política;
  • Semana Nacional do Laicato;
  • Encerramento do Ano do Laicato;

Respondendo às exigências apontadas no documento 105, a Arquidiocese de São Salvador criou a Equipe Arquidiocesana de Formação Permanente para os Leigos, que organizará um programa formativo que contribuirá na caminhada formativa-pastoral das Foranias, Paróquias e Serviços Arquidiocesanos.

 

Enfim, a perspectiva no Ano do Laicato é unir forças, valorizar e validar ações existentes em diversos setores da Arquidiocese, ampliando-as e potencializando-as. A proposta é que as formações aconteçam dentro de um planejamento que atenda e estejam inseridas nas atividades das Foranias e Paróquias.

 

É válido salientar que durante o Ano do Laicato nos comunicaremos através dos seguintes contatos:

Comissão para o Ano do Laicato – E- mail: <anodolaicato.salvador@gmail.com>;

 

  • Secretaria de Pastoral – E-mail: <pastoral@arquiprimaz.org.br> e Tel. (71) 4009-6605 / 4009-6636;
  • Contaremos também com a colaboração da Pastoral Arquidiocesana de Comunicação (Pascom).

Pe. Ricardo Henrique Oliveira Santana

Coordenador Arquidiocesano de Pastoral

 

Fonte: Arquidiocese de São Salvador